Pular para o conteúdo principal

O que é marketing estratégico?

O que é marketing estratégico?

Projetado pelo Freepik

O que é marketing estratégico?
  • definir objetivos realistas;
  • criar táticas de negócios mais eficazes;
  • analisar as falhas do plano de marketing anterior;
  • propor ações para melhorar o desempenho das ações estabelecidas.
Quais as diferenças entre o marketing estratégico e o marketing operacional?

As organizações usam marketing estratégico para criar um plano visando conquistar e satisfazer clientes e aumentar a rentabilidade e a produtividade. Ele é usado, principalmente, para identificar as necessidades dos clientes, o que orientará todo o desenvolvimento do planejamento de marketing.
marketing estratégico determinará quais as ações e recursos serão feitos em um período determinado de tempo. Ele também pode ajudar uma empresa a se tornar mais inovadora e assim obter maior inserção no mercado.
É no marketing estratégico que são definidos quais os canais que a empresa usará para a promoção e as metas e os prazos para atingir os objetivos estabelecidos.
Confira os elementos essenciais que devem constar nesse planejamento:
A diferença entre marketing estratégico e marketing operacional não está clara para muitos donos de e-commerces e empreendedores no geral. Isso é bastante percebido pelos profissionais da área, que prestam serviços para essas empresas.
Muitos gestores “pulam” a parte do planejamento e partem diretamente para a ação, o que traz prejuízos em longo prazo.
O marketing de uma empresa deve ser uma estratégia completa: começando pelo planejamento, passando para a execução e terminando na análise de dados dos resultados.
marketing estratégico é o primeiro e fundamental passo das ações de marketing. Depois de tudo planejado (público-alvo, ações, resultados esperados e prazos), entra em cena o marketing operacional.
Resumidamente, o marketing operacional executa as ações que foram planejadas pelo marketing estratégico. Ele é responsável por moldar o mercado e atrair novas oportunidades.
Enquanto o marketing estratégico se ocupa em delinear o mercado e entender a compreensão do produto por parte dos clientes, o marketing operacional está diretamente envolvido com a promoção do produto. É o setor que produz o material necessário para atrair clientes e dar suporte às vendas.
Escrito por Willian Ferreira - Partilhemkt - Siga a Partilhe no facebook e instagram.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que tem no varejo! Planograma

Olá pessoal, tudo bem? Continuando com a nossa sequências de posts diários chamado “O que tem no varejo!” Nestes posts vamos divulgar de forma simples o conceito de cada ferramenta, ação de venda e outras situações que só encontramos no varejo! Siga nossa página e deixe seu e-mail nos comentários para receber mais dicas sobre o varejo.  Partilhe - Marketing de varejo no ponto de venda.
INTELIGÊNCIA DE MERCADO NO VAREJO DE COSMETICOS A inteligência de mercado no varejo de cosméticos é uma estratégia essencial para entender e atender às necessidades e preferências dos consumidores, bem como para tomar decisões informadas que impulsionem o sucesso nos negócios. Ela envolve a coleta, análise e aplicação de dados e informações relevantes para o mercado de cosméticos. Aqui estão alguns pontos-chave sobre a inteligência de mercado no varejo de cosméticos: Coleta de Dados: A primeira etapa envolve a coleta de dados, que pode ser obtida de várias fontes, incluindo pesquisas de mercado, dados de vendas, feedback dos clientes, informações de concorrentes e tendências do setor. Análise de Mercado: Os dados coletados são analisados para identificar tendências, preferências do consumidor e oportunidades de mercado. Isso pode incluir a análise de dados demográficos, geográficos e psicográficos para entender melhor o público-alvo. Monitoramento da Concorrência: A inteligência de mer