Pular para o conteúdo principal

Entenda o processo de marketing e suas etapas



O processo de marketing consiste na em 4 etapas: análise das oportunidades de mercado, que compreende a pesquisa e a seleção dos mercados alvo; a definição da estratégia; o planejamento das ações e a gestão dos esforços de marketing.
É por meio do processo de marketing e suas etapas que as empresas conseguem conhecer seu público-alvo, o mercado e sua empresa, para entregarem a seus clientes produtos e serviços que satisfaçam seus desejos e necessidades.
Nessa postagem, vamos apresentar as 4 etapas do processo de marketing e como implementá-lo em seu negócio.
O processo de marketing e suas etapas
1- Como fazer a análise das oportunidades de mercado
Esta etapa se divide em 4 fases:
A) Pesquisa de marketing: entenda seus clientes e o mercado
O Primeiro passo que a empresa deve dar é fazer uma pesquisa de marketing para entender os desejos e necessidades de seus clientes, além do tamanho do mercado.
Este tipo de pesquisa pode ser feito por meio de estudos de dados já existentes no mercado, por pesquisas de campo, focus group, pesquisas por telefone ou por pesquisas online, por meio de plataformas automatizadas.
B) Análise das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças
A seguir, é preciso saber quais são as forças e fraquezas de sua empresa, isto é, os fatores internos sobre os quais ela tem controle e que favorecem ou prejudicam sua atuação no mercado, como, por exemplo, ter uma equipe comercial mal treinada (fraqueza), ou uma rede de distribuição ágil e ampla (força).
Da mesma forma, analisar no ambiente externo, sobre o qual não tem controle, como a economia, as políticas do governo, ou eventos climáticos, para detectar oportunidades (um clima ensolarado, por exemplo, no caso de um resort de praia) e ameaças (o aumento da taxa de juros ou dos impostos).
Talvez você já tenha percebido, trata-se da famosa matriz SWOT.
C) Análise da concorrência e do mercado
A Análise da concorrência pode ser feita com ajuda da chamada matriz de Porter e sua análise das 5 forças competitivas:
  1. Poder de barganha dos fornecedores
  2. Poder de barganha dos clientes
  3. Ameaça de produtos substitutos
  4. Ameaça e novos entrantes
  5. Rivalidade entre os concorrentes
Confira este quadro esquemático que explica como usar a matriz de Porter:
processo de marketing e suas etapas
Fonte: SlidShare https://www.slideshare.net/erosaugusto/04-5-foras-de-porter

D) Segmentação do mercado

Com todas essas informações e análises feitas, a empresa deve definir quais os segmentos de mercado, isto é, qual o público-alvo mais adequado para usar suas forças, aproveitando-se das oportunidades detectadas de forma a superar a concorrência.
2- O que fazer para definir sua estratégia de marketing
Existem 3 estratégias genéricas que uma empresa pode adotar para definir seu posicionamento no mercado:
  • Diferenciação: escolher um benefício valorizado pelo público e oferecer produtos e serviços de qualidade superior neste aspecto em relação a concorrência.
  • Liderança em custos: aproveitar-se de alguma vantagem produtiva que permite que a empresa ofereça ao mercado produtos e serviços com preços abaixo dos concorrentes.
  • Foco: definir um nicho de mercado, onde a concorrência é menos acirrada, e usar uma das duas estratégias acima.
A Apple, por exemplo, usa a estratégia de diferenciação, o Habibi’s, de liderança em custos, e a franquia de alimentação saudável Mundo Verde, usa a estratégia de foco.
3- Planejamento das ações: como definir o MIX de marketing
Com base em sua estratégia, é hora de definir as ações que poderão levar seu processo de marketing ao êxito desejado. Para isso, é preciso definir os chamados 4 Ps do marketing:
  1. Produto: quais as características e atributos que seu produto ou serviço deve apresentar para atender ao público-alvo definido, segundo o posicionamento determinado na estratégia.
  2. Preço: qual o preço (e condições de pagamento) ideal para ter uma boa lucratividade e, ainda assim, manter-se atrativo ao público.
  3. Praça: inclui as atividades referente aos canais de distribuição e tudo sobre o PDV (ponto de venda).
  4. Promoção: como levar seu produto ao conhecimento do público, investir em mídia, marketing de conteúdo, marketing digital etc.
4- Gestão dos esforços de marketing

Com mercados e clientes estudados, estratégia e ações definidas, o processo de marketing e suas etapas chegam ao final com a implementação e gerenciamento das ações propostas.
Nesse ponto, é preciso controlar os resultados e acompanhar o desempenho das vendas para corrigir os rumos, se necessário.
A gestão dos esforços de marketing envolve 3 aspectos principais:
  • Seleção, treinamento, orientação, avaliação e motivação da equipe de marketing.
  • Coordenação de todos os integrantes da área.
  • Promover o trabalho conjunto do marketing com os outros departamentos da empresa.
Veja também: O que é inbound e outbound em marketing: qual usar em seu negócio?
Agora que você já sabe como funciona o processo de marketing e suas etapas, não deixe de seguir cada um desses passos para atingir os melhores resultados em seu negócio.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que tem no varejo! Planograma

Olá pessoal, tudo bem? Continuando com a nossa sequências de posts diários chamado “O que tem no varejo!” Nestes posts vamos divulgar de forma simples o conceito de cada ferramenta, ação de venda e outras situações que só encontramos no varejo! Siga nossa página e deixe seu e-mail nos comentários para receber mais dicas sobre o varejo.  Partilhe - Marketing de varejo no ponto de venda.
INTELIGÊNCIA DE MERCADO NO VAREJO DE COSMETICOS A inteligência de mercado no varejo de cosméticos é uma estratégia essencial para entender e atender às necessidades e preferências dos consumidores, bem como para tomar decisões informadas que impulsionem o sucesso nos negócios. Ela envolve a coleta, análise e aplicação de dados e informações relevantes para o mercado de cosméticos. Aqui estão alguns pontos-chave sobre a inteligência de mercado no varejo de cosméticos: Coleta de Dados: A primeira etapa envolve a coleta de dados, que pode ser obtida de várias fontes, incluindo pesquisas de mercado, dados de vendas, feedback dos clientes, informações de concorrentes e tendências do setor. Análise de Mercado: Os dados coletados são analisados para identificar tendências, preferências do consumidor e oportunidades de mercado. Isso pode incluir a análise de dados demográficos, geográficos e psicográficos para entender melhor o público-alvo. Monitoramento da Concorrência: A inteligência de mer

REPOSITOR! Sua importância no PDV para manter um layout com atratividade e rentabilidade

  REPOSITOR! Sua importância no PDV para manter um layout com atratividade e rentabilidade Fala galera beleza? Antes de tudo, quero te agradecer. Pois desde a primeira postagem da Partilhemkt em seu blog até o lançamento deste e-book, foi uma longa jornada e por isso considero uma satisfação enorme partilhar esse conhecimento.  Mencionando Caio Camargo em seu livro Arroz, Feijão & Varejo –   “Varejo é algo ainda restrito, que alguns consideram chato, e empolgante, na maioria das vezes, somente para quem atua nesse mercado.” Mas, o que podemos dizer pra ti é que o varejo é sim para todos incluindo eu e você. Trabalhar no varejo não é para qualquer um, requer força de vontade, foco e empoderamento. Não importa se você trabalha ou quer trabalhar em pequeno, médio ou grande varejista – você já é diferenciado por pensar em varejo assim como nós e por buscar melhorar de alguma maneira sua vida profissional neste e-book. “Repositor! Sua importância no PDV para manter um layout com atra