Pular para o conteúdo principal

O efeito Disney: saiba como encantar o seus clientes

O livro Nos bastidores da Disney conta alguns dos segredos que os famosos parques praticam para terem tanta excelência no encantamento de clientes; veja 3 deles e como aplicá-los em sua agência
Para quantificarmos o impacto que a retenção dos clientes existentes pode ter na empresa, cito um exemplo: um aumento de 5% nesse indicador pode aumentar em 75% a rentabilidade da empresa, segundo um estudo da Bain and Co. Entre as razões para isso, a pesquisa cita o fato de que o cliente, ao se sentir mais confiante na empresa, tende a investir mais, além de aumentar potencialmente a chance de indicá-la a um conhecido.
Logo, independentemente do segmento, as empresas devem se empenhar cada vez mais em fidelizar seus clientes, como faz a Disney, um exemplo de sucesso nesse quesito. Segundo pesquisas, entre os mais de 134 milhões de visitantes de seus parques em 2014, 70% já haviam os visitado anteriormente, ou seja, clientes satisfeitos que desejavam continuar a se relacionar com a empresa.
A Disney é tema de apresentação sobre encantamento de clientes até o dia de hoje. Confesso que o efeito motivacional causado em todos superou em muitas vezes a expectativa que eu tinha e, para minha felicidade e grande orgulho, contribuiu de certa forma para o sucesso que foi nosso evento, como descreve essa publicação do Sujan Patel na Forbes.
Para esse texto, usei como base a experiência que tive em 2010 na minha lua de mel nos parques Disney e também o livro Nos bastidores da Disney, de Thomas K. Connellan. O livro conta basicamente a história de um mentor que utiliza os parques para ensinar aos seus mentorados alguns dos “segredos” da Disney para ter tanta excelência no encantamento de clientes.
O livro é dividido em 7 lições, mas para esse post separei 3 que considero fundamentais para qualquer empresa:

Lição 1: Concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente o compara

Como encantar clientes: 3 dicas inspiradas nos parques da Disney
Pensar que nossos concorrentes são apenas os que oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço é cada vez mais um grande equívoco.
O padrão é estabelecido por empresas de fora do nosso setor.
Explicando melhor: toda empresa que presta qualquer tipo de atendimento a nossos clientes é nossa concorrente, e isso pode ser bom ou ruim, vejamos duas situações:

Situação 1

Seu cliente liga na operadora para fazer o cancelamento da linha de celular. Durante o atendimento, que é extremamente demorado, ele é transferido diversas vezes de atendente, tendo que repetir sua solicitação a todos eles, até que finalmente tem seu pedido atendido.

Situação 2

Seu cliente deseja tomar um café e, ao chegar na cafeteria, é recebido com ar-condicionado, ambiente com Wi-Fi, cadeiras confortáveis, atendimento ágil que lhe chama pelo nome, que inclusive está escrito no copo do café.
Ao entrar em contato e ser atendido pela sua empresa, com qual das duas situações você acha que ele vai compará-lo? Você está preparado para isso?

Lição 2: Fantástica atenção aos detalhes

Em alguns parques da Disney, carruagens estão disponíveis para transportar os visitantes. Porém, quando não estão em movimento, os cavalos ficam amarrados a pequenos postes em locais específicos dos parques.
Os principais postes são pintados pela equipe da Disney todas as noites, pois, para eles, um cliente não pode encontrar algo no parque que não reflita o imenso cuidado que eles tem com tudo e todos.
Mas como isso influencia nossos clientes?
A primeira impressão pode ser de que isso é apenas um pequeno detalhe no meio de tantos outros maiores e mais importantes fatores que precisamos nos atentar em nossa empresa. Porém, a empresa que se preocupa com detalhes como esses terá igual preocupação com seus clientes e tudo o que lhes diz respeito.
Ou seja, ser atento aos mínimos detalhes indiretamente vai fazendo com que essa cultura seja instaurada em sua empresa e com o tempo, tudo receberá a mesma atenção, tornando a experiência de seu cliente cada vez melhor e mais surpreendente.
Vejam abaixo uma foto do cardápio de um restaurante em São Paulo:
Como encantar clientes: 3 dicas inspiradas nos parques da Disney
Um detalhe que pode mudar completamente a experiência de um cliente e a relação dele com a sua empresa.

Lição 3: Múltiplos pontos de escuta

Mesmo a Disney, exemplo de atendimento ao cliente, passa por situações em que seus clientes não estão tão satisfeitos assim. São problemas em relação ao tempo de espera nas filas das atrações, qualidade dos alimentos servidos nos parques, espaço para se acomodar durante os desfiles, entre outros.
Para atuar quando um problema ocorre e um cliente possa estar insatisfeito, existem funcionários chamados de Super Anfitriões, que agem de imediato minimizando ao máximo a frustração do cliente e o possível impacto na empresa.
A preocupação é tanta, que semanalmente cerca de 1500 clientes são entrevistados nos parques para saberem quão perto de 100% a Disney está.
Temos também nossos Super Anfitriões, o time de suporte, que atende mais de 600 tickets de clientes por mês com diversos tipos de dúvidas e dificuldades e, após a solução do ticket, uma pesquisa é enviada ao cliente para sabermos o que ele achou do atendimento prestado, permitindo assim que possamos a cada dia oferecer uma experiência melhor.
Ouvir o que os clientes têm para dizer é algo de extrema importância em qualquer empresa, principalmente para aqueles clientes insatisfeitos, pois a partir dessas pesquisas podemos coletar dados que nos permitam ajustar nosso modelo de atendimento e operação, além de mostrar aos clientes o quanto nos preocupamos com eles e o quanto suas opiniões são importantes. Afinal, sem eles nossas empresas não existiriam.
E você, o que tem feito para surpreender seus clientes e fazer com que eles queiram cada vez mais continuar com você? Sabe quais são as razões que os fazem permanecer? Sabe quais poderiam fazê-lo te abandonar?
Olhe atentamente os detalhes, identifique pontos que poderia melhorar e tornar a experiência de seu cliente algo incrível, ouça atentamente o que eles tem para lhe dizer, e faça isso com frequência, pois aqueles clientes que nunca falam nada, quando decidem nos abandonar dificilmente conseguimos reverter a situação.
E você, está pronto para encantar os seus clientes?
Segue nossa pagina no instagram e facebook e entre em contato para adquirir nosso e book sobre trabalho no ponto de venda.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que tem no varejo! Planograma

Olá pessoal, tudo bem? Continuando com a nossa sequências de posts diários chamado “O que tem no varejo!” Nestes posts vamos divulgar de forma simples o conceito de cada ferramenta, ação de venda e outras situações que só encontramos no varejo! Siga nossa página e deixe seu e-mail nos comentários para receber mais dicas sobre o varejo.  Partilhe - Marketing de varejo no ponto de venda.
INTELIGÊNCIA DE MERCADO NO VAREJO DE COSMETICOS A inteligência de mercado no varejo de cosméticos é uma estratégia essencial para entender e atender às necessidades e preferências dos consumidores, bem como para tomar decisões informadas que impulsionem o sucesso nos negócios. Ela envolve a coleta, análise e aplicação de dados e informações relevantes para o mercado de cosméticos. Aqui estão alguns pontos-chave sobre a inteligência de mercado no varejo de cosméticos: Coleta de Dados: A primeira etapa envolve a coleta de dados, que pode ser obtida de várias fontes, incluindo pesquisas de mercado, dados de vendas, feedback dos clientes, informações de concorrentes e tendências do setor. Análise de Mercado: Os dados coletados são analisados para identificar tendências, preferências do consumidor e oportunidades de mercado. Isso pode incluir a análise de dados demográficos, geográficos e psicográficos para entender melhor o público-alvo. Monitoramento da Concorrência: A inteligência de mer

REPOSITOR! Sua importância no PDV para manter um layout com atratividade e rentabilidade

  REPOSITOR! Sua importância no PDV para manter um layout com atratividade e rentabilidade Fala galera beleza? Antes de tudo, quero te agradecer. Pois desde a primeira postagem da Partilhemkt em seu blog até o lançamento deste e-book, foi uma longa jornada e por isso considero uma satisfação enorme partilhar esse conhecimento.  Mencionando Caio Camargo em seu livro Arroz, Feijão & Varejo –   “Varejo é algo ainda restrito, que alguns consideram chato, e empolgante, na maioria das vezes, somente para quem atua nesse mercado.” Mas, o que podemos dizer pra ti é que o varejo é sim para todos incluindo eu e você. Trabalhar no varejo não é para qualquer um, requer força de vontade, foco e empoderamento. Não importa se você trabalha ou quer trabalhar em pequeno, médio ou grande varejista – você já é diferenciado por pensar em varejo assim como nós e por buscar melhorar de alguma maneira sua vida profissional neste e-book. “Repositor! Sua importância no PDV para manter um layout com atra