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Estratégias de marketing B2B




Você sabe quais serão as principais tendências de marketing para o setor B2B? A maioria das empresas já está finalizando o planejamento de marketing para 2019, por isso achamos importante mostrar quais são essas tendências e como você pode começar a aplicá-las em suas ações para o próximo ano. Saiba mais:

1. Negócio focado na experiência do cliente
Se existe um conceito de negócio que permeia praticamente todos os setores, tanto B2B quanto B2C, é a experiência do cliente. Embora as empresas B2C tenham percebido isso anos atrás, só recentemente o setor B2B reconheceu que para ter sucesso nos negócios é preciso trabalhar uma abordagem centrada no cliente.

Na verdade, a implementação de uma estratégia de marketing centrada no cliente está se tornando menos uma escolha e mais uma necessidade. Por quê? Temos visto uma mudança nos setores B2B de uma abordagem de funil para uma abordagem de volante. Isso significa que a ideia de alimentar um sonho do cliente, fazer a venda e depois nunca mais falar com eles está ficando para trás e abrindo caminho para a ideia de que todos os produtos ou serviços giram em torno dele na esperança de encantá-los, levando-os a continuar fazendo negócios com sua empresa.

2. Domínio do marketing de vídeo
O vídeo está nas listas de tendências de marketing há vários anos - e por bons motivos. O conteúdo de vídeo representa atualmente uma parcela majoritária do tráfego da Internet e deverá crescer para 82% de todo esse tráfego até 2021. Uma pesquisa do Google descobriu que 70% dos compradores B2B estão assistindo a vídeos durante sua jornada.O vídeo é um poderoso meio de contar histórias que as empresas B2B podem usar para transmitir sua mensagem com uma variedade de finalidades, incluindo vídeos institucionais, vídeos de produtos, cases de sucesso, depoimentos de clientes,só para citar alguns.

3. Marketing e vendas baseados em contas-alvo
O marketing baseado em contas-alvo (ABM) tem sido um tema recorrente no marketing B2B nos últimos anos e ganhou muita força em 2018. Pesquisas mostram que 92% das empresas reconhecem o valor do ABM, chegando a afirmar que é “o marketing que o setor B2B deve fazer". Para empresas B2B com ciclos de vendas longos e complexos, que envolvem muitas partes interessadas e transações que normalmente têm alto valor, o ABM representa uma maneira mais eficaz de gerar novos negócios do que depender apenas de abordagens de Inbound Marketing para a geração de leads.

Profissionais de marketing B2B estão percebendo que o marketing para grandes quantidades de pessoas não resulta em oportunidades de vendas de qualidade. O ABM está se tornando rapidamente a estratégia B2B de escolha porque realmente alinha vendas e marketing enquanto concentra suas equipes nas contas de valor mais alto.

O que torna o ABM tão eficiente para empresas B2B é a maneira como ela combina insights de estratégia e tecnologia para execução. As equipes de marketing que entenderem essas novas estratégias estarão em uma posição poderosa para melhor se alinharem às necessidades de vendas e para fazer escolhas inteligentes a serem tomadas no momento certo para levá-las a crescer com contas de alto potencial.

4. Amadurecimento do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo tem sido o queridinho do marketing B2B há mais de uma década. No entanto, as pesquisas mais recentes do Content Marketing Institute e da MarketingProfs descobriram que apenas 42% dos profissionais de marketing B2B consideram o marketing de conteúdo de sua empresa maduro ou sofisticado.

Em 2019, o marketing de conteúdo B2B voltará às suas raízes - buscando “criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido”. Portanto, procure menos ênfase na grande quantidade de conteúdo e mais foco na criação de conteúdo de qualidade e original. Além disso, mais empresas serão guiadas por planos de marketing de conteúdo estratégicos que direcionam os esforços de maneira muito mais intencional.

Tendências de marketing de conteúdo para 2019:
- Maior investimento em produção de conteúdo no formato de vídeo;
- Eventos de streaming ao vivo como alternativa aos webinars;
- Diversificação de formatos de conteúdo para incluir um mix mais amplo, incluindo podcasts, avaliações interativas e conteúdo compatível com dispositivos móveis;
- Mais atenção dada ao marketing de influenciadores.

5. Novas tecnologias
Não se pode montar uma lista de tendências de marketing B2B para 2019 sem mencionar as tendências emergentes de tecnologias, como por exemplo, pesquisa por voz, inteligência artificial (IA), chatbots, realidade virtual e aumentada (VR & AR), Internet das coisas (IoT), entre muitas outras.Para muitos profissionais de marketing B2B, essas tecnologias emergentes são incrivelmente abstratas e a aplicação direta nem sempre é óbvia. E embora existam certamente exemplos dessas tecnologias emergentes sendo alavancadas por empresas B2B, 2019 verá muitas empresas experimentando como alavancar seus negócios com a utilização dessas tecnologias:
- Otimização de pesquisa por voz para aproveitar o crescimento de dispositivos de assistente pessoal;
- Chatbots para vendas e serviços;
- Usar a IA para filtrar dados, identificar tendências e fornecer insights adicionais sobre clientes / compradores;
- Realidade virtual sendo usada para vender a clientes e prospects a experiência de “testar antes de comprar”;
- Dispositivos IoT que fornecem insights do usuário em uma ampla variedade de coisas, desde medidores de energia até sensores incorporados em locais de varejo para rastrear padrões de tráfego;

Estes são apenas alguns exemplos de como as tecnologias emergentes podem beneficiar os profissionais de marketing B2B em 2019. Para diferenciar-se em um mercado tão competitivo é preciso buscar constantemente conhecimento e atualização. Indústrias que não se reinventarem e seguirem um único padrão de comunicação e atendimento, perderão destaque no próximo ano.

Portanto, estar por dentro das principais tendências de marketing e aplicá-las em seu próximo planejamento estratégico é vital para seu sucesso em 2019. A utilização correta dessas estratégias garantirá assertividade e modernidade para sua indústria.  
fonte - advantagemarketing

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