Pular para o conteúdo principal

Como começar a trabalhar com o marketing de performance

Como começar a trabalhar com o marketing de performance
O marketing de performance mudou completamente a forma como as empresas anunciam e vendem produtos. Além disso, também impactou a nossa forma de medir o sucesso das campanhas de marketing. No passado, a atribuição era quase impossível.
Hoje, as campanhas de marketing de performance oferecem a possibilidade de medir tudo, do alcance da marca à taxa de conversão, tudo em um único anúncio. Essa nova era do marketing orientado aos dados proporcionou aos anunciantes informações valiosas sobre sua performance, o que os ajudou a otimizar as campanhas de acordo com o melhor custo por aquisição.
À medida que a publicidade se torna mais transparente, os anunciantes passam a olhar além da marca a fim de traçar estratégias de marketing com um ROI comprovado. O marketing de performance nasceu da necessidade de diminuir o custo por aquisição e aumentar o ROI. Com campanhas de marketing de performance, os anunciantes pagam quando é realizada uma determinada ação, em vez de pagarem por impressões ou cliques.
O que é marketing de performance?
Apesar das grandes empresas poderem gastar milhões de dólares em branding, a maioria precisa se concentrar no resultado líquido para manter a rentabilidade. O marketing de performance recoloca o poder nas mãos do anunciante.
Você determina a ação, depois paga quando essa ação tiver sido realizada – quer seja uma venda, uma lead ou clique.
Benefícios do marketing de performance
Há muitos benefícios na execução de campanhas de marketing de performance, incluindo:

  • Desempenho fácil de monitorar;
  • Risco baixo;
  • Foco no ROI.
  • Tráfego para o site;
  • Visitas repetidas;
  • Engajamento;
  • Geração de leads;
  • Vendas.
  • Avaliar e aprimorar as equipes existentes;
  • Preencher as lacunas para aumentar a sua equipe.

O principal benefício do marketing de performance é que é 100% mensurável. Graças às novas tecnologias e plataformas avançadas de anúncios, todas as suas métricas de campanha são monitoradas e reportadas de forma prática.
Além de um melhor monitoramento o marketing de performance é focado em ROI, trazendo menos risco para o anunciante. Quando há menos risco, é possível lançar campanhas de forma mais ágil, sem pressões de última hora para conseguir “aquela” aprovação.
O que ele tem de único?
Na maioria das formas de publicidade tradicional, o anunciante paga uma taxa antecipada pelo espaço publicitário, independente do desempenho. Isso pode significar gastos de centenas de milhares de dólares sem jamais ver uma única conversão.
Com o marketing de performance, os anunciantes pagam apenas pelas operações bem-sucedidas.
Medindo o sucesso
Um ROI mensurável é a chave para um marketing digital bem-sucedido. Há várias maneiras de monitorar o desempenho, incluindo a utilização de ferramentas de marketing. É importante monitorar regularmente o ROI, mas dê tempo para que as suas campanhas coletem dados. É impossível otimizar qualquer campanha sem dados adequados.
A evolução do marketing de performance
O marketing de performance evoluiu ao longo do tempo graças a novas tecnologias e a mudanças no comportamento dos consumidores. No mundo de hoje, orientado ao desempenho, o marketing digital gira em torno de “alcançar as pessoas certas, no dispositivo certo, na hora certa”. Os desktops estão caindo no esquecimento, à medida que os profissionais de marketing e seus clientes procuram alcançar usuários de dispositivos móveis.
Esse novo cenário está mudando práticas há muito favorecidas por profissionais de SEM e SEO. Profissionais de otimização de mecanismos de busca que anteriormente dependiam da otimização de palavras-chave e da construção de links para melhorar a posição do site agora devem procurar formas de utilizar um conteúdo exclusivo e interessante. Da mesma forma, profissionais de marketing voltado para mecanismos de busca tiveram que aprender como operar complexas campanhas como otimizar para dispositivos móveis e como aproveitar PLAs.
Armadilhas em potencial
Como com qualquer campanha de marketing, podem ocorrer alguns possíveis desafios e armadilhas nas campanhas de marketing de performance, como questões de conformidade relativas a normas reguladoras fraude cometida por veículos e transparência no posicionamento. Felizmente existem diversas ferramentas, como detecção de fraude, que os anunciantes podem usar para evitar esses problemas.
Como começar
Antes de poder medir o sucesso de qualquer campanha, é importante estabelecer suas metas. Quer seja para gerar notoriedade da marca ou vender produtos, é importante defini-las antes de lançar a campanha. Muitas plataformas de anúncios exigem que você estabeleça metas antes de criar os anúncios ou de configurar as campanhas. Suas metas de campanha determinam onde e para quem seus anúncios são mostrado e outros fatores essenciais para o sucesso.
As metas de marketing digital mais populares são:
Depois de estabelecer suas metas de campanha, você poderá usar plataformas de anúncios para criar campanhas que visem essas metas específicas.
Plano de pré-lançamento
Sua estratégia deverá basear-se nas suas metas de negócios. Por exemplo, a estratégia para uma campanha de geração de leads é muito diferente de uma desenvolvida para ampliar a visibilidade da marca.
Uma vez que suas metas de campanha tenham sido estabelecidas, comece a pesquisar oportunidades de anúncios. Seja através do marketing de afiliados, marketing de conteúdo ou uma plataforma de mídia social, procure empresas que se especializem no seu tipo de conversão.
Parte da sua estratégia global inclui formar uma equipe de peso. Para formar a equipe de marketing ideal, é preciso:
Determine os pontos fortes e fracos dos seus funcionários e avalie seus conhecimentos. Qualifique sua equipe antes de começar, e trabalhe para estar sempre melhorando. Registre e defina metas para assegurar o crescimento da equipe.
Inicie a campanha
Com uma boa equipe e uma estratégia bem desenvolvida, você está pronto para lançar suas campanhas de marketing de performance.
Plano de pós-lançamento
O verdadeiro trabalho começa no pós-lançamento. As campanhas começam a gerar dados assim que são lançadas. Cabe ao profissional de marketing otimizar cada campanha individualmente para a performance, mas o anunciante também deve otimizá-la para as fontes de anúncios de maior desempenho.
Acompanhe as análises de dados e métricas para determinar quais são as fontes de tráfego com melhor performance e, em seguida, financie os anúncios em função disso. Use campanhas de marketing de performance para aumentar as vendas e o seu retorno sobre o investimento.
Gosto do conteúdo, siga a Partilhe nas mídias sociais - Facebook e Instagram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o processo de marketing e suas etapas

O processo de marketing consiste na em 4 etapas: análise das oportunidades de mercado, que compreende a pesquisa e a seleção dos mercados alvo; a definição da estratégia; o planejamento das ações e a gestão dos esforços de marketing. É por meio do processo de marketing e suas etapas que as empresas conseguem conhecer seu público-alvo, o mercado e sua empresa, para entregarem a seus clientes produtos e serviços que satisfaçam seus desejos e necessidades. Nessa postagem, vamos apresentar as 4 etapas do processo de marketing e como implementá-lo em seu negócio. O processo de marketing e suas etapas 1- Como fazer a análise das oportunidades de mercado Esta etapa se divide em 4 fases: A) Pesquisa de marketing: entenda seus clientes e o mercado O Primeiro passo que a empresa deve dar é  fazer uma pesquisa de marketing  para entender os desejos e necessidades de seus clientes, além do tamanho do mercado. Este tipo de pesquisa pode ser feito por meio de estudos de...

O efeito Disney: saiba como encantar o seus clientes

O livro Nos bastidores da Disney conta alguns dos segredos que os famosos parques praticam para terem tanta excelência no encantamento de clientes; veja 3 deles e como aplicá-los em sua agência Para quantificarmos o impacto que a retenção dos clientes existentes pode ter na empresa, cito um exemplo: um aumento de 5% nesse indicador pode aumentar em 75% a rentabilidade da empresa, segundo um estudo da  Bain and Co.  Entre as razões para isso, a pesquisa cita o fato de que o cliente, ao se sentir mais confiante na empresa, tende a investir mais, além de aumentar potencialmente a chance de indicá-la a um conhecido. Logo, independentemente do segmento, as empresas devem se empenhar cada vez mais em fidelizar seus clientes, como faz a Disney, um exemplo de sucesso nesse quesito. Segundo pesquisas, entre os mais de 134 milhões de visitantes de seus parques em 2014, 70% já haviam os visitado anteriormente, ou seja, clientes satisfeitos que  desejavam continuar a se relacio...

Sem dados, você é apenas mais uma pessoa com opinião!

Os números não mentem! Talvez esse devesse ser um mantra para, quem sabe, sairmos dessa nova era para nossa sociedade: o empoderamento "achista". Vivemos um período único na história recente, não somente do Brasil, mas em todo o mundo. Paradoxalmente, na era da informação, há uma crescente e pujante, por enquanto, era da desinformação. Quem nunca comeu mel, quando come, se lambuza. Parece que, a "libertação da ignorância" que as tecnologias recentes têm permitido, apenas vem dando razão empírica ao ditado popular acima citado. Ignorância e falta de informação ampla e irrestritas eram um incrível limitante ao desenvolvimento. Está ficando cada vez mais evidente que o turbilhão de informações atual igualmente não nos libertará dessas limitações. Em 2017, a internet já havia chegado a 75% dos lares brasileiros ( IBGE , 2018). O número de celulares e o uso de internet nesses aparelhos acompanha esse crescimento estupendo. Entretanto, mesmo tendo a maior parte...