O marketing de
performance mudou completamente a forma como as empresas anunciam e vendem
produtos. Além disso, também impactou a nossa forma de medir o sucesso das
campanhas de marketing. No passado, a atribuição era quase impossível.
Hoje, as
campanhas de marketing de performance oferecem a possibilidade de medir tudo,
do alcance da marca à taxa de conversão, tudo em um único anúncio. Essa nova
era do marketing orientado aos dados proporcionou aos anunciantes informações
valiosas sobre sua performance, o que os ajudou a otimizar as campanhas de
acordo com o melhor custo por aquisição.
À medida que a
publicidade se torna mais transparente, os anunciantes passam a olhar além da
marca a fim de traçar estratégias de marketing com um ROI comprovado. O
marketing de performance nasceu da necessidade de diminuir o custo por
aquisição e aumentar o ROI. Com campanhas de marketing de performance, os
anunciantes pagam quando é realizada uma determinada ação, em vez de pagarem
por impressões ou cliques.
O que é marketing de performance?
Apesar das
grandes empresas poderem gastar milhões de dólares em branding, a maioria
precisa se concentrar no resultado líquido para manter a rentabilidade. O
marketing de performance recoloca o poder nas mãos do anunciante.
Você determina a
ação, depois paga quando essa ação tiver sido realizada – quer seja uma venda,
uma lead ou clique.
Benefícios do marketing de
performance
Há muitos
benefícios na execução de campanhas de marketing de performance, incluindo:
- Desempenho fácil de monitorar;
- Risco baixo;
- Foco no ROI.
- Tráfego para o site;
- Visitas repetidas;
- Engajamento;
- Geração de leads;
- Vendas.
- Avaliar e aprimorar as equipes existentes;
- Preencher as lacunas para aumentar a sua equipe.
O principal
benefício do marketing de performance é que é 100% mensurável. Graças às novas
tecnologias e plataformas avançadas de anúncios, todas as suas métricas de
campanha são monitoradas e reportadas de forma prática.
Além de um
melhor monitoramento o marketing de performance é focado em ROI, trazendo menos
risco para o anunciante. Quando há menos risco, é possível lançar campanhas de
forma mais ágil, sem pressões de última hora para conseguir “aquela” aprovação.
O que ele tem de único?
Na maioria das
formas de publicidade tradicional, o anunciante paga uma taxa antecipada pelo
espaço publicitário, independente do desempenho. Isso pode significar gastos de
centenas de milhares de dólares sem jamais ver uma única conversão.
Com o marketing
de performance, os anunciantes pagam apenas pelas operações bem-sucedidas.
Medindo o sucesso
Um ROI
mensurável é a chave para um marketing digital bem-sucedido. Há várias maneiras
de monitorar o desempenho, incluindo a utilização de ferramentas de marketing.
É importante monitorar regularmente o ROI, mas dê tempo para que as suas
campanhas coletem dados. É impossível otimizar qualquer campanha sem dados
adequados.
A evolução do marketing de
performance
O marketing de
performance evoluiu ao longo do tempo graças a novas tecnologias e a mudanças
no comportamento dos consumidores. No mundo de hoje, orientado ao desempenho, o
marketing digital gira em torno de “alcançar as pessoas certas, no dispositivo
certo, na hora certa”. Os desktops estão caindo no esquecimento, à medida que
os profissionais de marketing e seus clientes procuram alcançar usuários de
dispositivos móveis.
Esse novo
cenário está mudando práticas há muito favorecidas por profissionais de SEM e
SEO. Profissionais de otimização de mecanismos de busca que anteriormente
dependiam da otimização de palavras-chave e da construção de links para
melhorar a posição do site agora devem procurar formas de utilizar um conteúdo
exclusivo e interessante. Da mesma forma, profissionais de marketing voltado
para mecanismos de busca tiveram que aprender como operar complexas campanhas
como otimizar para dispositivos móveis e como aproveitar PLAs.
Armadilhas em potencial
Como com
qualquer campanha de marketing, podem ocorrer alguns possíveis desafios e
armadilhas nas campanhas de marketing de performance, como questões de
conformidade relativas a normas reguladoras fraude cometida por veículos e
transparência no posicionamento. Felizmente existem diversas ferramentas, como
detecção de fraude, que os anunciantes podem usar para evitar esses problemas.
Como começar
Antes de poder
medir o sucesso de qualquer campanha, é importante estabelecer suas metas. Quer
seja para gerar notoriedade da marca ou vender produtos, é importante
defini-las antes de lançar a campanha. Muitas plataformas de anúncios exigem
que você estabeleça metas antes de criar os anúncios ou de configurar as
campanhas. Suas metas de campanha determinam onde e para quem seus anúncios são
mostrado e outros fatores essenciais para o sucesso.
As metas de marketing digital mais
populares são:
Depois de
estabelecer suas metas de campanha, você poderá usar plataformas de anúncios
para criar campanhas que visem essas metas específicas.
Plano de pré-lançamento
Sua estratégia
deverá basear-se nas suas metas de negócios. Por exemplo, a estratégia para uma
campanha de geração de leads é muito diferente de uma desenvolvida para ampliar
a visibilidade da marca.
Uma vez que suas
metas de campanha tenham sido estabelecidas, comece a pesquisar oportunidades
de anúncios. Seja através do marketing de afiliados, marketing de conteúdo ou uma plataforma
de mídia social, procure empresas que se especializem no seu tipo de conversão.
Parte da sua
estratégia global inclui formar uma equipe de peso. Para formar a equipe de
marketing ideal, é preciso:
Determine os
pontos fortes e fracos dos seus funcionários e avalie seus conhecimentos.
Qualifique sua equipe antes de começar, e trabalhe para estar sempre
melhorando. Registre e defina metas para assegurar o crescimento da equipe.
Inicie a campanha
Com uma boa
equipe e uma estratégia bem desenvolvida, você está pronto para lançar suas
campanhas de marketing de performance.
Plano de pós-lançamento
O verdadeiro
trabalho começa no pós-lançamento. As campanhas começam a gerar dados assim que
são lançadas. Cabe ao profissional de marketing otimizar cada campanha
individualmente para a performance, mas o anunciante também deve otimizá-la
para as fontes de anúncios de maior desempenho.
Acompanhe as
análises de dados e métricas para determinar quais são as fontes de tráfego com melhor performance
e, em seguida, financie os anúncios em função disso. Use campanhas de marketing
de performance para aumentar as vendas e o seu retorno sobre o investimento.
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