Pular para o conteúdo principal

O que é o ciclo PDCA e porque é tão importante?


O que é o ciclo PDCA e porque é tão importante?
Considero o conceito mais básico da gestão, seja de um projeto ou de uma empresa, pois preconiza que haja um planejamento e um acompanhamento constante para alcançar um objetivo.

No momento de #Planejar, constroem-se objetivos e processos para alcançar um objetivo determinado. Estes, por sua vez, devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Em seguida, na etapa #Fazer (Desenvolver), implementam-se as ações e coletam-se dados para a fase seguinte.

Na etapa #Checar, o gestor deve não apenas avaliar se os resultados atendem ao planejado, mas também verificar se correspondem às expectativas em relação àquele trabalho. Devem-se observar tendências, desvios relevantes e analisar suas causas.

Por fim, na etapa #Agir, deve-se trabalhar sobre as causas dos desvios e tomar ações para corrigi-las, reduzindo, transferindo ou eliminando-as, como descrito no capítulo de gerenciamento de riscos de um projeto.

Forte abraço
Willian Ferreira
Partilhe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Definição de Inbound Marketing O Inbound Marketing se baseia na ideia de  criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico , para  conquistar a permissão  de comunicar com seu potencial cliente  de forma direta , criando um relacionamento que pode ser duradouro. Expondo com mais clareza: Inbound Marketing  é qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas. Também é chamado de marketing de atração e possui três grandes pilares: SEO,   Marketing de Conteúdo  e Estratégia em Redes Sociais.   Alguns dizem que o Inbound marketing se divide em três pilares:  SEO ,  Marketing de Conteúdo  e  Estratégia em Mídias Sociais . Mas reduzi-lo a apenas isso é um tanto falho, pois não há limite para se fazer Inbound, exceto o da criatividade de quem o faz.

O que tem no varejo! Planograma

Olá pessoal, tudo bem? Continuando com a nossa sequências de posts diários chamado “O que tem no varejo!” Nestes posts vamos divulgar de forma simples o conceito de cada ferramenta, ação de venda e outras situações que só encontramos no varejo! Siga nossa página e deixe seu e-mail nos comentários para receber mais dicas sobre o varejo.  Partilhe - Marketing de varejo no ponto de venda.

O efeito Disney: saiba como encantar o seus clientes

O livro Nos bastidores da Disney conta alguns dos segredos que os famosos parques praticam para terem tanta excelência no encantamento de clientes; veja 3 deles e como aplicá-los em sua agência Para quantificarmos o impacto que a retenção dos clientes existentes pode ter na empresa, cito um exemplo: um aumento de 5% nesse indicador pode aumentar em 75% a rentabilidade da empresa, segundo um estudo da  Bain and Co.  Entre as razões para isso, a pesquisa cita o fato de que o cliente, ao se sentir mais confiante na empresa, tende a investir mais, além de aumentar potencialmente a chance de indicá-la a um conhecido. Logo, independentemente do segmento, as empresas devem se empenhar cada vez mais em fidelizar seus clientes, como faz a Disney, um exemplo de sucesso nesse quesito. Segundo pesquisas, entre os mais de 134 milhões de visitantes de seus parques em 2014, 70% já haviam os visitado anteriormente, ou seja, clientes satisfeitos que  desejavam continuar a se relacio...