Pular para o conteúdo principal

Cooperativa de Consumo e Cooperativismo o que é.

Você sabia que entre os supermercados existe um tipo chamado cooperativas de consumo?  quais seus princípios? que tipos de cooperativa existem?

Neste post vamos abordar brevemente o que é cooperativa de consumo e princípios cooperativos e no final do post será disponibilizado links de cooperativas de consumo ativa no brasil para uma você visitar e conhecer melhor como atua no mercado competitivo do varejo uma cooperativa de consumo.
Boa leitura.
A logo cooperativa








O que é cooperativa de consumo?
Cooperativas de consumo são associações que buscam abastecer seus cooperados, fazendo compras em comum, para uso doméstico, com preços menores e mantendo a qualidade. Comprando em escala, os associados conseguem negociar descontos maiores e, assim, a cooperativa defende economicamente seus cooperados.
A diferença entre uma cooperativa e um supermercado comum (além dos preços mais competitivos) está na importância dada ao cooperado, que (tendo adquirido uma quota para se associar) não é um mero comprador, mas um dos donos do negócio, participando de todas as decisões da cooperativa.
Conforme o site http://ocesp.org.br no estado de São Paulo temos 34 cooperativa de consumo e em todo território nacional existem 169 cooperativas, no estado de são paulo temos a COOP como a maior cooperativa tanto em faturamento como em cooperados, sendo assim considerada a maior cooperativa de consumo da América latina.
Mas afinal qual o beneficio de ser cooperado?
No caso de uma cooperativa de consumo que estamos tratando aqui vamos lista 5 benefícios que o cooperado tem, que são:

1 – Você é um dos donos do negócio

Em uma cooperativa, você não é apenas um cliente. É um dos donos. Você participa de todas  das decisões, da política operacional à precificação. A gestão é democrática e transparente.
Qualquer pessoa interessada em utilizar seus serviços pode ingressar numa cooperativa, desde que o faça de forma livre e espontânea, e esteja disposta a aceitar as responsabilidades da sociedade.
Como associado da cooperativa, o cooperado pode participar de sua gestão, sugerindo, opinando, denunciando falhas, propondo soluções e defendendo suas ideias.

2 – Todos têm o mesmo poder de voto

Cooperativas são geridas democraticamente por todos os seus associados. Todos os associados têm igual direito de voto em uma cooperativa (um sócio = um voto).
O poder de decisão não está vinculado a posses nem a ações. É igualitário, entre todos. Todos podem acompanhar as políticas e a evolução da instituição, participando de todas  das decisões.

3 – Taxas menores, vantagens maiores

Enquanto o capitalismo busca o lucro individual, o cooperativismo busca vantagens comuns para todo o grupo. 
Em uma cooperativa de consumo, a vantagem vem em forma de descontos na compra de produtos de boa qualidade para todos.

4 – Você recebe uma parte dos resultados

Como uma cooperativa não visa lucros, quando há sobras, elas são repartidas entre todos os associados, conforme a participação de cada um nas atividades da instituição.
Em uma cooperativa financeira, por exemplo, mesmo com taxas menores e produtos e serviços mais baratos, caso a instituição arrecade mais do que precisou para cobrir seus custos, ao final do ano, as sobras não reinvestidas são distribuídas a todos os associados, conforme suas respectivas participações.

5 – A comunidade também sai ganhando

De acordo com o princípio do Interesse Pela Comunidade (um dos 7 princípios do cooperativismo), as cooperativas têm um compromisso com o desenvolvimento de sua região; devem respeitar as peculiaridades sociais e a vocação econômica do local, desenvolvendo soluções de negócios e apoiando ações humanitárias e sócioambientalmente sustentáveis, voltadas ao desenvolvimento da comunidade onde estão instaladas.
Princípios do cooperativismos, quais são?
Primeiro gostaria de partilhar que o dia mundial do cooperativismo é 07 de julho, agora um pouco de historia sobre cooperativismo: As cooperativas se baseiam em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. O cooperativismo nasceu no final do século 19, na Inglaterra dos tempos da Revolução Industrial, quando 28 tecelões se uniram para fundar uma sociedade com uma visão diferente de mercado. Ela buscava ser uma alternativa econômica ao capitalismo acelerado da época, que causava aumento exagerado nos preços, desemprego e jornadas de trabalho cansativas para mulheres e crianças.
Com o passar dos anos, mais pessoas foram aderindo e a noção de cooperativismo foi se adaptando aos novos tempos. A essência, no entanto, continua a mesma. De acordo com a definição proposta pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), cooperativa é uma associação de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida. É uma cultura baseada na solidariedade, confiança e na ação coletiva.
Não existe cooperativismo sem o compartilhamento de ideias. Ser cooperativista é acreditar que ninguém perde quando todo mundo ganha, é buscar benefícios próprios enquanto contribui para o todo, é se basear em valores de solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade. O cooperativismo tem um jeito único de trabalhar.
Os conceitos que dão identidade ao cooperativismo são:
COOPERAÇÃO
O cooperativismo substitui a relação emprego-salário pela relação trabalho-renda. Em uma cooperativa, o que tem mais valor são as pessoas e quem dita as regras é o grupo. Todos constroem e ganham juntos.
TRANSFORMAÇÃO
Ser cooperativista é querer impactar não só a própria realidade, mas também a da comunidade e a do mundo. É espalhar sonhos e mostrar que é possível alcançá-los sem deixar ninguém para trás.
EQUILÍBRIO
Ser cooperativista é acreditar que é possível colocar do mesmo lado o que à primeira vista parece ser oposto: o econômico e o social, o individual e o coletivo, a produtividade e a sustentabilidade.

Sete Princípios do Cooperativismo

Como colocar os valores do cooperativismo em prática? Para guiar os cooperativistas ao redor de todo o mundo, foram estabelecidos os sete princípios do cooperativismo. São os mesmos desde que foi fundada a primeira cooperativa da história, em 1844.
1

 ADESÃO VOLUNTÁRIA  E LIVRE

As cooperativas são abertas para todas as pessoas que queiram participar, estejam alinhadas ao seu objetivo econômico, e dispostas a assumir suas responsabilidades como membro. Não existe qualquer discriminação por sexo, raça, classe, crença ou ideologia.
 2

GESTÃO DEMOCRÁTICA
As cooperativas são organizações democráticas controladas por todos os seus membros, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões. E os representantes oficiais são eleitos por todo o grupo.
3

PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA DOS MEMBROS

Em uma cooperativa, os membros contribuem equitativamente para o capital da organização. Parte do montante é, normalmente, propriedade comum da cooperativa e os membros recebem remuneração limitada ao capital integralizado, quando há. Os excedentes da cooperativa podem ser destinados às seguintes finalidades: benefícios aos membros, apoio a outras atividades aprovadas pelos cooperados ou para o desenvolvimento da própria cooperativa. Tudo sempre decidido democraticamente.
4

AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas por seus membros, e nada deve mudar isso. Se uma cooperativa firmar acordos com outras organizações, públicas ou privadas, deve fazer em condições de assegurar o controle democrático pelos membros e a sua autonomia.
5

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO

Ser cooperativista é se comprometer com o futuro dos cooperados, do movimento e das comunidades. As cooperativas promovem a educação e a formação para que seus membros e trabalhadores possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes. Além disso, oferece informações para o público em geral, especialmente jovens, sobre a natureza e vantagens do cooperativismo.
6
INTER COOPERAÇÃO

Cooperativismo é trabalhar em conjunto. É assim, atuando juntas, que as cooperativas dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz aos cooperados. Sejam unidas em estruturas locais, regionais, nacionais ou até mesmo internacionais, o objetivo é sempre se juntar em torno de um bem comum.
7

INTERESSE PELA COMUNIDADE

Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades é algo natural ao cooperativismo. As cooperativas fazem isso por meio de políticas aprovadas pelos membros.

Curiosidade para os leitores  atualmente temos 13 tipos de cooperativas que atuam no Brasil:

1 – Cooperativas agropecuárias

2 – Cooperativas de consumo
3 – Cooperativas de crédito
4 – Cooperativas educacionais
5 – Cooperativas habitacionais
6 – Cooperativas de infraestrutura
7 – Cooperativas de mineração
8 – Cooperativas de produção
9 – Cooperativas de saúde
10 – Cooperativas sociais
11 – Cooperativas de trabalho
12 – Cooperativas de transporte
13 – Cooperativas de turismo e lazer
Quer saber mais acesse: ocesp, COOP e tipos de cooperativas.
Gostou do artigo? Então, compartilhe. Compartilhando e cooperando, a gente cresce.
Siga nossa pagina no facebook, clique na Partilhe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que tem no varejo! Planograma

Olá pessoal, tudo bem? Continuando com a nossa sequências de posts diários chamado “O que tem no varejo!” Nestes posts vamos divulgar de forma simples o conceito de cada ferramenta, ação de venda e outras situações que só encontramos no varejo! Siga nossa página e deixe seu e-mail nos comentários para receber mais dicas sobre o varejo.  Partilhe - Marketing de varejo no ponto de venda.
INTELIGÊNCIA DE MERCADO NO VAREJO DE COSMETICOS A inteligência de mercado no varejo de cosméticos é uma estratégia essencial para entender e atender às necessidades e preferências dos consumidores, bem como para tomar decisões informadas que impulsionem o sucesso nos negócios. Ela envolve a coleta, análise e aplicação de dados e informações relevantes para o mercado de cosméticos. Aqui estão alguns pontos-chave sobre a inteligência de mercado no varejo de cosméticos: Coleta de Dados: A primeira etapa envolve a coleta de dados, que pode ser obtida de várias fontes, incluindo pesquisas de mercado, dados de vendas, feedback dos clientes, informações de concorrentes e tendências do setor. Análise de Mercado: Os dados coletados são analisados para identificar tendências, preferências do consumidor e oportunidades de mercado. Isso pode incluir a análise de dados demográficos, geográficos e psicográficos para entender melhor o público-alvo. Monitoramento da Concorrência: A inteligência de mer