Conceito de AIDA
o método AIDA, criado em 1898 por St. Elmo Lewis, possibilitou por via de uma técnica que pretende responder a essa pergunta. Depois de uma travessia de mais de cem anos, a metodologia, criada num cenário comercial muito distinto do nosso, ainda tem um lugar importante na compreensão e atuação de marketing. Para conhecê-la, entenda os quatro estágios que antecedem uma venda bem-sucedida: atenção, interesse, desejo e ação:
AIDA – Atenção
Para iniciar um processo de venda, é necessário receber atenção do seu consumidor. Dois empecilhos devem ser sanados para que isso se dê satisfatoriamente: primeiro, ser conhecido (num mundo de hoje em que a competição por atenção é tremenda), e, segundo, o fato de que, em geral, o interesse das pessoas não se encontra voltado para compras em tempo integral, o que faz com que necessitemos pensar modos de quebrar essa indiferença natural. Veja algumas dicas para chamar a atenção de seu cliente (deixar a vitrine mais atraente, realizar ações de marketing digital, dicas matadoras para divulgar sua loja).
AIDA – Interesse
Agora que a atenção do cliente foi capturada, é necessário que se crie rapidamente um interesse em sua oferta. Para isso, um dos passos importantes é fazê-lo reconhecer que atravessa algum problema, tem uma necessidade a ser sanada ou que o produto pode satisfazer alguma espécie de desejo que ele tenha – o que não significa inventar dados, mas constatá-los e trazê-los como argumentos. São vitais nesse ponto apresentações do produto e exemplificações de outros grupos etários, profissionais ou sociais que se beneficiam ou se beneficiariam dele, endossando assim a necessidade do produto ou serviço.
AIDA – Desejo
Agora que cavou esse interesse, o passo seguinte é apresentar o produto como agente de satisfação das necessidades, problemas ou desejos trabalhados (veja uma técnica para influenciar a decisão de compra do cliente) Fale do produto ou serviço, seu funcionamento, suas vantagens em relação aos seus concorrentes mais relevantes, quais suas condições (garantias, forma de entrega ou prestação de serviço, manutenção e acessibilidade, em caso de falhas). Além disso, muitas técnicas podem produzir esse efeito, como promoções ou outras ocasiões raras (imperdíveis) e únicas. Veja aqui como fazer uma promoção imperdível!
AIDA – Ação
Fechar a venda. Este é o último passo, aquele em que se concretiza o objeto em função de uma boa atuação nas outras etapas. Para reconhecer a entrada nesta fase de consumação, o vendedor deve estar atento aos sinais do seu interlocutor, encontrando-se assim em condições de solicitar o encaminhamento do pedido ou fechar o contrato. Não vá, no entanto, com “tanta sede ao pote”, pois a pressão pode ser uma grande inimiga. Seja cauteloso, repense o perfil do cliente (agora que já o conhece) e reforce aqueles benefícios que já foram apresentados e aceitos.
Depois desses quatro estágios, passados treze anos, Lewis ainda acrescentou um quinto estágio: a satisfação. É sabido que o custo de se conquistar um novo cliente é maior que o de manter um. Pensando nisso, acrescente a essas dicas o fato de que não deve o prestador de serviço ou comerciante descuidar-se do pós-venda! Você concorda com ele? Reflita sobre esse conceito e como aplicar no seu dia a dia.
Fonte - http://www.hardstand.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-aida-conheca-mais-sobre-essa-tecnica-de-venda/
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