Pular para o conteúdo principal

O que é Shopper Marketing?

“Shopper Marketing é o desenvolvimento de estímulos de marketing baseados em um profundo entendimento sobre o comportamento do shopper, designados para construir força de marca e para influenciar o momento da compra.”
Para atingir esse objetivo, o shopper marketing faz uso de uma série de táticas. Conheça algumas delas e entenda como usá-las para impulsionar o seu negócio.

1- Posicionamento no varejo e variedade de produtos

Esse é um dos grandes desafios do shopper marketing. Cada estabelecimento de varejo deve definir um posicionamento que corresponda a uma proposta de valor atraente para seu público-alvo. Pode ser a variedade, o preço, a qualidade, dentre tantas outras possibilidades.
No entanto, as marcas dos produtos vendidos nesse varejo também têm um posicionamento próprio. Portanto, é necessário muito cuidado ao definir o sortimento de produtos que serão ofertados no ponto de venda para evitar que posicionamentos conflitantes entre o produto e a marca do varejista influenciem negativamente o comportamento do shopper.

2- A decisão de compra começa muito antes de entrar na loja

Se você quer conquistar o shopper no ponto de venda, é preciso entender que esse trabalho se inicia antes mesmo dele entrar na loja.
Logo no início da jornada do consumidor, o shopper recebe estímulos de marketing, ao ser impactado por anúncios ou postagens nas mídias sociais. A partir daí, ele decide, então, se dirigir ao ponto de venda. É importante que o shopper encontre ali a solução para a necessidade que quer atender.
Para conseguir isso, é preciso mapear a jornada de compra do cliente e suas expectativas, por meio de pesquisas, para que tudo que ele deseja esteja disponível no PDV.

3- Experiência de compra

O ponto de venda deixou de ser um lugar onde se vai meramente comprar produtos e se tornou um espaço onde o shopper quer encontrar soluções, comodidade e bem-estar.
Se por um lado a pressão constante do tempo em nossas vidas faz com que o comprador exija que a loja tenha o que ele quer, na hora, do jeito e pelo preço que ele procura; de outro, a experiência de compra também pode ser um momento só seu, que ele deseja apreciar.
O novo shopper aproveita para contemplar produtos, conhecer novidades, degustar, conversar com outros clientes, se presentear com compras de autoindulgência e saborear ao máximo o ato de comprar.
Nesse sentido, a melhor experiência de compra será conquistada por aquele ponto de venda que aliar praticidade e facilidade de acesso ao que o cliente deseja, com um ambiente agradável e um atendimento impecável.
Esse tempo precioso de sua vida que o shopper decidiu gastar dentro de sua loja deve se tornar um momento de prazer, e não uma obrigação para a mera aquisição de suprimentos.

4- CRM estratégico

Uma das formas mais efetivas usadas pelo shopper marketing para conhecer profundamente o comprador é coletando informações sobre seus hábitos de compra e traçando perfis de comportamento.
Para isso, é preciso identificar o shopper no momento em que se dirige ao checkout (caixa) e, com o uso da tecnologia, saber exatamente quem compra, o que compra, a que preço, em que dias da semana, ticket médio e diversas outras informações.
A maioria dos programas de fidelidade que estimulam o shopper a se identificar no caixa tem como objetivo maior coletar esses dados, que serão usados para consolidar o posicionamento da marca de varejo, definir seu sortimento de produtos, criar peças de comunicação na loja e melhorar a qualidade da experiência de compra no ponto de venda.
Para conseguir ainda mais informações sobre os shoppers, principalmente aqueles que ainda não foram conquistados e, por isso, não deixaram informações em seu ponto de venda, o uso de pesquisas de marketing é uma solução cada vez mais empregada por empresas de todos os portes.
Com a ajuda de nossa plataforma automatizada de pesquisa, você ganhará tempo. Isso porque poderá selecionar questionários certificados e prontos para uso para avaliar não apenas os hábitos de compra de determinados targets como também entender como anda a satisfação dos seus clientes com seus produtos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda o processo de marketing e suas etapas

O processo de marketing consiste na em 4 etapas: análise das oportunidades de mercado, que compreende a pesquisa e a seleção dos mercados alvo; a definição da estratégia; o planejamento das ações e a gestão dos esforços de marketing. É por meio do processo de marketing e suas etapas que as empresas conseguem conhecer seu público-alvo, o mercado e sua empresa, para entregarem a seus clientes produtos e serviços que satisfaçam seus desejos e necessidades. Nessa postagem, vamos apresentar as 4 etapas do processo de marketing e como implementá-lo em seu negócio. O processo de marketing e suas etapas 1- Como fazer a análise das oportunidades de mercado Esta etapa se divide em 4 fases: A) Pesquisa de marketing: entenda seus clientes e o mercado O Primeiro passo que a empresa deve dar é  fazer uma pesquisa de marketing  para entender os desejos e necessidades de seus clientes, além do tamanho do mercado. Este tipo de pesquisa pode ser feito por meio de estudos de...

O efeito Disney: saiba como encantar o seus clientes

O livro Nos bastidores da Disney conta alguns dos segredos que os famosos parques praticam para terem tanta excelência no encantamento de clientes; veja 3 deles e como aplicá-los em sua agência Para quantificarmos o impacto que a retenção dos clientes existentes pode ter na empresa, cito um exemplo: um aumento de 5% nesse indicador pode aumentar em 75% a rentabilidade da empresa, segundo um estudo da  Bain and Co.  Entre as razões para isso, a pesquisa cita o fato de que o cliente, ao se sentir mais confiante na empresa, tende a investir mais, além de aumentar potencialmente a chance de indicá-la a um conhecido. Logo, independentemente do segmento, as empresas devem se empenhar cada vez mais em fidelizar seus clientes, como faz a Disney, um exemplo de sucesso nesse quesito. Segundo pesquisas, entre os mais de 134 milhões de visitantes de seus parques em 2014, 70% já haviam os visitado anteriormente, ou seja, clientes satisfeitos que  desejavam continuar a se relacio...

Sem dados, você é apenas mais uma pessoa com opinião!

Os números não mentem! Talvez esse devesse ser um mantra para, quem sabe, sairmos dessa nova era para nossa sociedade: o empoderamento "achista". Vivemos um período único na história recente, não somente do Brasil, mas em todo o mundo. Paradoxalmente, na era da informação, há uma crescente e pujante, por enquanto, era da desinformação. Quem nunca comeu mel, quando come, se lambuza. Parece que, a "libertação da ignorância" que as tecnologias recentes têm permitido, apenas vem dando razão empírica ao ditado popular acima citado. Ignorância e falta de informação ampla e irrestritas eram um incrível limitante ao desenvolvimento. Está ficando cada vez mais evidente que o turbilhão de informações atual igualmente não nos libertará dessas limitações. Em 2017, a internet já havia chegado a 75% dos lares brasileiros ( IBGE , 2018). O número de celulares e o uso de internet nesses aparelhos acompanha esse crescimento estupendo. Entretanto, mesmo tendo a maior parte...